Barulho e vibração no veículo podem indicar problema no coxim do motor

Item fundamental no veículo, o coxim do motor fixa o motor e o câmbio à carroceria e tem a importante função de evitar que a vibração provocada pelo motor passe para dentro da cabine. Basicamente, há dois modelos de coxim - o tradicional, feito parte de aço, chapa ou alumínio e a liga de borracha e o coxim hidráulico, que além destes componentes, conta com câmaras hidráulicas internas.

 

“Atualmente, esse coxim é muito popularizado devido a melhor absorção das vibrações de baixa frequência”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

 

Componente bastante exigido, com o tempo, o coxim pode perder a eficiência. Silva revela alguns sinais que pode indicar que o coxim está fadigado ou quebrado. “Há aumento de vibração na cabine do veículo ou balanço excessivo na alavanca do câmbio em arrancadas e freadas”, alerta.

 

Caso o coxim quebre haverá um desalinhamento do conjunto motor e câmbio prejudicando o funcionamento de todo o sistema, inclusive do sistema de transmissão.

 

Segundo o gerente, caso o coxim tenha que ser trocado, o serviço deve ser feito por um mecânico especializado, pois, frequentemente, deve ser usada ferramentas especiais para fazer a substituição do componente.

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

rede
alfa

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.