Mecânica de motos: dicas para encantar o cliente


A mecânica de motos ganhou uma importância a mais com a pandemia. Com aumento expressivo das tele-entregas, o que mais se vê nas ruas são motos. Elas se tornaram aliadas de  muita gente que perdeu o emprego ou de quem viu a oportunidade de fazer uma renda extra. A estimativa oficial é que 30 milhões de motos estejam circulando pelo Brasil. O que abre um grande leque de atuação para mecânicos especializados em duas rodas.

 

Mas quais são os principais cuidados na mecânica de motos?

Antes, é preciso destacar a importância da qualificação para ser mais competitivo.

 

Se você é mecânico de motos, procure cursos na área, sejam eles pagos ou gratuitos pela Internet. Entenda dos softwares específicos e scanners de diagnósticos, capazes de indicar valores dos sensores de forma rápida e precisa. Sem isso, a chance de você perder serviço é bem grande. 

 

Quando o cliente buscar conserto para a moto, faça a leitura das principais questões do sistema do veículo. Teste os atuadores, verifique o funcionamento de módulos da injeção eletrônica, dos freios ABS e do painel. Faça um verdadeiro checkup na moto do cliente. 

 

Mecânica de motos

Faça os consertos na moto do cliente e não entregue o veículo sem antes ver os seguintes pontos:

 

1. Lubrificar a corrente

Explique para o cliente a importância do procedimento. Além de evitar o desgaste da corrente, a lubrificação aumenta a vida útil da moto. Sempre uma boa forma de aumentar o ticket do cliente. 

 

2. Calibrar os pneus da moto

A calibragem dos pneus interfere em diversos aspectos da mecânica das motos, como o consumo de combustível, a segurança da máquina e a boa performance do motor. Entregar o veículo com o pneus calibrados é um mimo para agradar o cliente. Não custa nada.

 

3. Trocar o óleo e o filtro

O óleo lubrificante é o grande responsável por evitar o desgaste das peças móveis do motor, limpar suas partes internas e remover impurezas. A troca de óleo faz parte do programa de manutenção preventiva da moto. É aconselhável que, em todas as trocas, seja realizada também a substituição do filtro de óleo, principalmente no caso das motos esportivas ou de alta performance. Antes de executar o serviço, já alerte o cliente desta possibilidade. 

 

4. Verificar os parafusos

Verifique os parafusos da carenagem, das rodas e do suporte. A alta vibração, provocada pelo motor e por alguns tipos de calçamento das ruas, pode afrouxar os parafusos ao longo do tempo. Mostre para o cliente que você fez essa verificação. 

 

5. Conferir os cabos de freio e de embreagem

Na mecânica para motos, os cabos são fundamentais para o bom funcionamento do motor. Eles devem passar por revisões frequentes. Os cabos devem ser trocados em caso de ressecamento, desgaste, quebras, mal contato ou qualquer anormalidade que possa prejudicar o bom funcionamento da moto ou mesmo colocar o piloto em perigo. A segurança sempre deve vir em primeiro lugar. 

 

 


Fonte: negociosdeoficina

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

alfa
rede

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.