Mecânico solo? Veja como o MEI pode ser útil na formalização da sua oficina


Você é mecânico freelancer, mecânico solo, ou tem no máximo um ajudante? Está “trabalhando frio”? Então, saiba que você pode formalizar a sua oficina mecânica, emitir nota fiscal e ainda ter todos os benefícios da Previdência Social. Para isso, é preciso registrar sua empresa como sendo Microempreendedor Individual, ou simplesmente MEI.

Pelas regras do Simples Nacional, mecânico pode ser MEI. Mas é importante lembrar que o profissional não pode ter outra empresa. O faturamento máximo da mecânica também deve ser de até R$ 81 mil por ano. Não é possível sociedade e mecânico poder ter no máximo um funcionário empregado, ganhando até um salário mínimo.

Vale a pena ser um mecânico MEI?

Formalizar a oficina mecânica como MEI proporciona ao profissional uma série de vantagens que começa desde a abertura da empresa. Isso porque não é necessário pagar taxa para realizar o registo. O profissional registrado no MEI ainda paga menos impostos – no máximo R$ 60 por mês – e não precisa enfrentar burocracia. Há também outras vantagens, como:

  • Cobertura Previdenciária do INSS
    mecânico que é MEI tem acesso a benefícios, como aposentadoria por idade e invalidez, auxílio doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio reclusão.
     
  • Pagamento de menos impostos
    mecânico que é MEI pode contratar um funcionário com um salário mínimo, por mês, e para isso só precisará pagar os seguintes impostos: 11% sobre o salário; 3% para a previdência e 8% para o FGTS.
     
  • Abertura com simplicidade
    Se registrar como MEI é, em si, uma vantagem para quem precisa de um CNPJ para emitir nota fiscal, por exemplo. O processo pode ser feito pela Internet e em poucos dias o empreendedor terá seu CNPJ.
     
  • Crédito com facilidade
    mecânico que é MEI pode conseguir linha de crédito com facilidade. Algumas instituições, como Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDS) e Caixa Econômica Federal, oferecem uma linha de crédito específico para MEI.

Como se tornar um mecânico MEI?

Os passos de como abrir uma MEI são muito simples. Todo o processo é realizado pelo Portal do Empreendedor e pode ser feito rapidamente. Mas ainda é possível contar com o auxílio de um contador. É importante lembrar que qualquer dado incorreto poderá interferir em todo seu processo de abertura da MEI.

Confira o passo a passo completo para abrir uma MEI:

Cadastro

  • Acesse o Portal do Empreendedor e clique em “Formalize-se”;
  • Você será direcionado para uma página com diversas opções e deve clicar no botão que leva o mesmo nome, “Formalize-se”;
  • Em seguida, o site irá solicitar o seu CPF data de nascimento;
  • Caso você tenha entregado a DIRPF (Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física) nos últimos 2 anos, será solicitado o número do recibo e o ano da entrega;
  • Caso você seja isento de entregar a DIRPF, você deverá informar o seu Título de Eleitor;
  • Em “Nova Inscrição”, preencha os dados corretamente. Caso perceba algum erro, interrompa a inscrição imediatamente e providencie a correção do CPF nas agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou Correios.

    Preenchimento
  • Em “Identificação”, complete as informações solicitadas. Em “Nome Fantasia você pode registrar o nome que represente o seu negócio, por exemplo “Mecânica do Zé’, por exemplo. Já no campo “Capital Social”, deverá incluir o valor gasto para inserir o seu negócio com todos os valores para compra de equipamentos e mobílias. Ou seja, quanto você investiu para abrir sua mecânica?
  • Já no campo “Atividades” escolha a principal ocupação que você irá exercer e, em seguida, as ocupações secundárias. É possível escolher até 15 atividades no máximo. Escolha também sua forma de atuação, assinalando quantos itens forem necessários;
  • No item “Endereço”, informe o endereço residencial e o comercial. Caso o endereço for o mesmo tanto para residencial quanto para comercial, basta selecionar esse campo;
  • Em “Declarações”, leia as afirmações atentamente e, caso esteja de acordo com os termos, marque as caixas de seleção e continue;
  • Logo na sequência, uma tela irá aparecer para que você confira se todos os dados estão corretos. Se necessário corrigir, retorne à tela anterior. Se tudo estiver correto, clique em enviar;
  • Por fim, uma mensagem aparecerá informando que a operação foi concluída com sucesso e você poderá imprimir o Certificado do MEI.

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

alfa
rede

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.